Seja bem-vindo á Clínica Dentária New Smile Jardins da Parede

Horários : Seg. a Sex. 10:00 às 13:00 e 14:30 às 19:30
  Contato : +351 21 468 24 22

Dentes perfeitos: 9 dicas para cuidar do sorriso

Para ter um sorriso saudável e longe de doenças é preciso adotar uma série de cuidados diariamente. Além de fazer a higiene adequada, evitar alguns hábitos garante que os dentes estejam sempre bonitos. Confira as dicas dos especialistas e comece a cuidar melhor da sua saúde bucal hoje mesmo.

Saúde bucal

Escove os dentes três vezes por dia. O hábito é fundamental para eliminar restos de alimentos e a placa bacteriana, principal responsável pelo surgimento de doenças, como cáries e gengivite.

O cirurgião dentista Mauro Piragibe afirma que o ideal é que esperar cerca de 30 minutos para escovar os dentes depois de comer. Durante esse tempo, a saliva ajuda a remineralizar o esmalte dos dentes, evitando problemas como a sensibilidade.

O especialista também recomenda o uso de cremes dentais com flúor, mineral importante para proteger a camada de esmalte.

Escolha uma escova de cabeça pequena e cerdas macias. Ela será capaz de alcançar todos os cantinhos da boca e limpará os dentes e gengivas sem agredi-los.

De acordo com o cirurgião dentista e professor da Unicamp, Marcelo Giannini, a falta de higiene bucal é a principal responsável pelo mau hálito. Por isso, caprichar na escovação é fundamental para prevenir esse problema.

Pelo menos uma vez por dia, o uso do fio dental é indispensável, segundo o Giannini. Ele explica que é preciso limpar a parede dos dentes, e não apenas passar o fio entre eles. Cada dente deve ser limpo com um pedaço de fita. “Repetir o pedaço de fio pode levar bactérias de uma região para a outra, provocando contaminação”, explica.

Consuma alimentos ricos em corantes, como açaí, café, vinho e refrigerantes, com moderação. A dentina, camada do dente que “guarda” a cor, pode absorver a cor desses alimentos e deixar os dentes manchados.

Não se esqueça de escovar a língua. Pode não parecer, mas ela também abriga resíduos de alimentos e a placa bacteriana.

Visite seu dentista a cada seis meses. Durante a consulta, o especialista faz uma avaliação completa da sua saúde bucal, além de promover uma limpeza profunda. Aprevenção de doenças é o melhor caminho para ter um sorriso saudável e bem cuidado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como podemos ajudar?